A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, no próximo 3 de julho, às 18h, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene para entregar a Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT). A honraria reconhece, segundo a Casa, as contribuições dos dois ex-governadores para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil.
A cerimônia atende a requerimentos apresentados pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), com apoio de 25 deputados estaduais. A Medalha Virgílio Távora é destinada a personalidades da política brasileira que tenham se destacado pelos serviços prestados ao país e pela defesa da democracia.
Ao homenagear Cid Gomes e Camilo Santana na mesma solenidade, a Assembleia reúne duas trajetórias ligadas a diferentes períodos da administração estadual. Na justificativa oficial, a Casa destaca políticas públicas desenvolvidas nas áreas de educação, infraestrutura, saúde e gestão como parte do legado atribuído aos dois senadores.
A escolha também associa os homenageados a uma comenda que leva o nome de uma das figuras mais influentes da história política cearense. Além disso, a comenda é utilizada pela Alece para reconhecer lideranças com contribuição considerada relevante para o desenvolvimento do Estado.
Quais trajetórias motivaram a homenagem da Alece
De acordo com a Assembleia Legislativa, a concessão da medalha leva em consideração o conjunto de realizações desenvolvidas pelos dois senadores ao longo da vida pública.
No caso de Cid Gomes, o reconhecimento reúne sua atuação como deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Sobral, governador do Ceará por dois mandatos e senador da República. Entre as iniciativas destacadas pela Alece estão a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa, que posteriormente serviu de base para uma política nacional. Além disso, destacam-se a implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional, dos hospitais regionais, do Cinturão das Águas, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e do Cinturão Digital.
Já Camilo Santana teve sua trajetória reconhecida pela atuação como deputado estadual, governador do Ceará, ministro da Educação e senador. A Assembleia ressalta a continuidade de projetos estruturantes no Estado. Além disso, destaca a coordenação das ações durante a pandemia da covid-19 e, no governo federal, a implementação do programa Pé-de-Meia. Também, ressalta a expansão das escolas em tempo integral, da Rede Federal de Educação Profissional e a implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
O peso da Medalha Virgílio Távora
A Medalha Virgílio Távora é uma das principais honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Ceará a políticos que tenham se destacado pelos serviços prestados ao Brasil e pela atuação em defesa da democracia.
A comenda leva o nome de Virgílio Távora, que governou o Ceará em dois mandatos. Além disso, ele exerceu os cargos de deputado federal e senador da República. Seu legado, segundo a Alece, está associado à modernização administrativa, à implantação de projetos estruturantes e ao fortalecimento do planejamento público no Estado.
Ao vincular a homenagem ao nome de Virgílio Távora, a Assembleia reforça o caráter institucional da distinção. Também reconhece Cid Gomes e Camilo Santana por trajetórias que, conforme a justificativa oficial da Casa, contribuíram para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento do Ceará.